HERDADE DA MALHADINHA NOVA : UM PASSEIO INESQUECÍVEL !

malhadinha1Chegamos a Herdade da Malhadinha Nova, no Alentejo, vindos do Douro e, mais especificamente, de um hotel absolutamente sensacional chamado Six Senses Douro Valley. Confesso que cheguei com uma expectativa baixa, pois estava triste por deixar o Douro (um dos lugares mais espetaculares que já conheci na vida, simplesmente mágico!). Demoramos para achar a sede do hotel, já tarde da noite, pois a estrada estava em reformas. Resumindo, achei que seria um desastre …

 

IMG_0871Acordamos e fomos surpreendidos por um café da manhã maravilhoso à beira da piscina e um convite, mais que simpático para “conhecermos a propriedade”, vindo dos irmãos Paulo e João Soares, os proprietários. Cinco quadriciclos e dois carros esperavam-nos na entrada do hotel. E assim partimos para o que seria uma viagem pelas terras e histórias dessa família que acolhe tão magistralmente seus convidados.

O projeto Herdade da Malhadinha Nova (perguntei a eles o motivo do nome e a resposta não poderia ser melhor : “não sei, já era assim quando compramos!”) começou em 1998 com a compra de 450 hectares nas proximidades de Beja, no Alentejo. Mas a entrada no mercado de vinho aconteceu somente em 2005, com o lançamento da linha O Monte da Peceguina (uma das casas da propriedade).

 

Os irmãos contrataram um dos enólogos mais respeitados de Portugal, Luis Duarte, para fazer vinhos modernos, com base nas uvas clássicas portuguesas e algumas cepas internacionais para mescla. As garrafas, para mim, um espetáculo à parte, são desenhadas pelas crianças da família Soares, com idades entre 4 e 19 anos e delas, recebem os nomes, para citar alguns exemplos : Marias da Malhadinha (top de linha da vinícola), Pequeno João e Menino António (que era pequeno demais para desenhar, então colocaram só o pezinho dele. Não é demais ?). Sim, negócios e família podem caminhar muito bem juntos.

IMG_0872As crianças e as esposas dos irmãos (Margarete e Rita) participaram do nosso passeio e dividiram conosco momentos absolutamente preciosos. Talvez as imagens não consigam expressar como isso foi importante e prazeroso. O casal que viajava conosco (Paulo e Gracia, primos mais que queridos e os melhores companheiros de viagem que se pode desejar) também sentiu-se, como eu e minha esposa Aline, parte da família Soares, nem que fosse somente por alguns dias.

Eles nos mostraram a propriedade e onde será a expansão do hotel (hoje conta com 7 quartos e 3 suítes), que passará a contar com mais 14 suítes e deve ficar pronta em 2 anos. Não tenho dúvidas que o lugar continuará sendo um sucesso, pois eles fazem tudo com amor e muito carinho. O restaurante fica um pouco afastado da sede, mas nada que um breve traslado, oferecido na recepção (gratuitamente) não resolva. E, acredite, vale a pena. Cozinha de altíssimo nível !

O Herdade da Malhadinha Nova é uma celebração familiar. Talvez o grande segredo é ver como eles conseguiram agregar, aos valores familiares, profissionalismo e respeito pelo mundo do vinho. Tudo isso dentro de um terroir magnífico e privilegiado como poucos no mundo. Não tinha como dar errado.

D20EEC98-8CF3-4A75-9B89-ECAD4DEDB1CE

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s