A PEQUENA AVE QUE VIROU NOME DE UVA

melro-480x360O Melro (ou Mérula) é uma ave que pertence ao gênero Turdus e pode ser encontrada na Europa, norte da África, Ásia Meridional, Ásia Oriental e Oriente Médio. É pequeno, de coloração bastante escura e seu nome significa “quase só”; em referência ao seu comportamento solitário.

Você deve estar achando que está no blog errado, afinal de contas as palavras vinho e solidão, raramente estão na mesma frase sem que se cometa um enorme sacrilégio enológico.

Tranquilize-se, caro leitor(a), o Melro, tem sim, uma ligação muito direta com o mundo do vinho. Primeiro por ser atraído, em grande quantidade, na época da colheita de uma uva que guarda “certa semelhança física” com ele. Ambos são de coloração escura, como citamos no início do texto.

Já descobriu qual é a uva ? E se eu te contar que Melro, em francês, é Merle e pequeno Merle vira Merlot ? Agora ficou fácil …

merlotA Merlot Noir ou Merlot, para os amigos, é a uva mais produzida em Bourdeaux (e uma das mais plantadas no mundo), entra como principal componente (95 %) de um ícone do mundo do vinho (o Château Petrus, do Pomerol), além de compor o corte tradicional de Bourdeaux (com Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc), e ser muito utilizada, em perfeita harmonia, com a Sangiovese também.

merlot.corCostuma produzir vinhos bastante aromáticos, com taninos médios para baixos, paladar aveludado, boa concentração de açúcares e extrema elegância. Aromas de ameixa negra, cassis, cereja e mentolado são percebidos com bastante frequência. Caso tenha estagiado em barrica, podem surgir aromas de café, chocolate e especiarias.

Um dos “dilemas” que a Merlot enfrenta diz respeito à época de colheita : deve ser colhida precocemente para não prejudicar sua acidez ? Ou deve-se postergar para privilegiar a maturação fenólica e a concentração de açúcares ? Na Serra Gaúcha essa pergunta já tem resposta : a Merlot é colhida logo após as brancas, para evitar o período de chuvas.

O fato é que os vinhos produzidos a partir da uva Merlot, colhidos mais tardiamente, caracterizam-se por aromas de ameixa negra, tem mais cor, são mais frutados e apresentam taninos mais macios e maduros. Geralmente são produzidos assim no Novo Mundo.

Já os colhidos precocemente, tendem a apresentar acidez mais alta, aroma de frutas vermelhas (morango e framboesa), e como exemplo de país produtor que segue essa linha, temos a França.

Claro que são infinitas as possibilidades, então não estranhe se encontrar ainda aromas de jabuticaba, alecrim, orégano. canela e noz moscada.

As principais regiões produtoras, de Merlot, no mundo são : Bordeaux (margem direita), Languedoc-Roussillon, Toscana, Campania, Califórnia, Austrália, Chile e Argentina.

merlot-4-1024x678-1040x585As regiões mais quentes tendem a produzir vinhos mais frutados e menos tânicos. As mais frias, vinhos mais estruturados e mais tânicos, confundindo muitas vezes, com o Cabernet Sauvignon. Um ponto importante são os graus de parentesco, da nossa Merlot : ela é descendente da Cabernet Franc e meia-irmã da Carménère e da Cabernet Sauvignon. Essas similitudes genéticas podem ajudar (ou confundir mais) no momento da degustação, por exemplo.

Em termos de harmonização, a Merlot mostra-se extremamente versátil. Mas atenção : evite peixes, folhas verdes cruas e alimentos picantes. Essas combinações podem não ser para o nosso bico, mas um bom Merlot sempre o será, até para o Melro.

 

 

 

 

 


3 comentários sobre “A PEQUENA AVE QUE VIROU NOME DE UVA

  1. Meu amigo adorei seu espaço. Um compêndio de informações valiosas para o mundo do vinho. Virei seu fã e seu site já está em meus favoritos.
    Adoro vinho e sou um curioso e amante dessa preciosa jóia.

    Forte abraços.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s