A SAUVIGNON BLANC (ou branca selvagem), também conhecida como Fumé Blanc, é uma uva originária da região francesa de Bordeaux, mas que atualmente, nos oferece ótimos exemplares vindos do Loire. Podemos notar um enorme diferença entre essas duas regiões : Os SAUVIGNON BLANC de Bordeaux tendem a ser mais encorpados e menos aromáticos. Já os provenientes do Loire são mais ácidos, com notas minerais (em Poully-Fumé) ou grama cortada e lima (em Sancerre).
Muitos países produzem ótimos SAUVIGNON BLANC : Chile (Casablanca), Argentina (ao sul de Mendoza), Estados Unidos (Califórnia) e Brasil (Serra Gaúcha na fronteira com Santa Catarina e Espírito Santo do Pinhal-SP).

Mas a referência de qualidade hoje fica com Malborough (Nova Zelândia), onde está disseminado o uso da SCREWCAP (tampa de rosca), para os vinhos que apresentam marcadamente notas de lima, maça verde,maracujá, goiaba e ervas.
A SAUVIGNON BLANC é uma uva versátil, podendo fornecer desde vinhos leves e frescos até os encorpados, de podridão nobre (fiz uma postagem sobre isso), de Sauternes.
Disputa, com a Chardonnay, o título de rainha das uvas brancas. Ambas podem estagiar em barrica, mas a Chardonnay tende a produzir vinhos mais encorpados, com notas de maçã, melão amarelo e carambola. Os Sauvignon Blanc são mais leves, aroma “super verde”, notas de grama fresca, limão, groselha, pêssego e maracujá.
A SAUVIGNON BLANC é uma uva de maturação precoce e geralmente estão nas parreiras mais jovens das vinícolas. A vinificação utiliza fermentações curtas e frias (a baixa temperatura). Isso produz vinhos com pouca estrutura (a uva não tem potencial para muito mais que isso), mas extremamente aromáticos e frescos.
Como qualquer uva, o produto final varia muito com o terroir. Vinhos mais jovens tendem a apresentar tonalidade esverdeada, enquanto que os mais maduros são amarelo palha. No clima quente tende a ser mais frutado e, no clima frio, vemos acidez mais rica.
Independente do nosso gosto pessoal, um SAUVIGNON BLANC pode perfeitamente, substituir aquele espumante que abrimos, antes das refeições, como aperitivo. Combina muito bem também com aspargos, queijo de cabra, frutos do mar e bisteca de porco.
Já decidiu se gosta mais da Sauvignon Blanc ou da Chardonnay ? Eu, particularmente, as vejo como meus filhos : amo-as igualmente, sem preferência. Mas não posso negar que, tem alguns dias, que harmonizo-me melhor com uma que com a outra. Mas o afeto nunca será exclusivo de uma só.
Parabéns pelo blog, excelente conteúdo. Tbm sou blogueira , jornalista e amônio vinho.
Abraço
Rita Matos
São Luís- MA
Face: Rita Matos
Ista: @ritamatosdjx
CurtirCurtir
Já estou te segundo no Insta !!! Obrigado pelo contato !!!
CurtirCurtir
Muito obrigado !! Agora quero dedicar mais tempo ao blog … acabei ficando focado demais no Instagram. Bom Carnaval !!
CurtirCurtir
* Amo vinho
CurtirCurtir
Eu também !!! Cada garrafa, uma história …
CurtirCurtir
Eu amo muuuuito também !!
CurtirCurtir
Cada vez mais … Obrigado pelo comentário !!
CurtirCurtir