CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO VINHO TINTO

Há muito tempo que o homem está familiarizado com os benefícios do vinho tinto para a sua qualidade de vida e manutenção da saúde.

No livro The Oxford Companion to Wine, Jancis Robertson escreveu que antigos papiros egípcios de 2200 AC são os documentos mais antigos que mencionam o vinho como um medicamento feito pelo homem.

hipocrates
HIPÓCRATES, O PAI DA MEDICINA

Hipócrates, considerado o pai da medicina (ao qual prestei juramento quando me formei), promovia o vinho como parte de uma bebida saudável. Ele alegava que o vinho era bom para desinfetar feridas, aliviar a dor durante o parto, para sintomas de diarréia e letargia, e também para misturar outros medicamentos e assim facilitar a ingestão dos mesmos.

Durante a epidemia de cólera de 1892, em Hamburgo na Alemanha, o vinho foi utilizado para esterilizar a água. É claro que, em alguns casos, houve preocupação com o uso excessivo de álcool; como qualquer coisa na vida usada fora de controle.

Mas por que vinho faz bem à saúde ? É só o vinho tinto ou o branco possui as mesmas propriedades ?

resveratrolO resveratrol é um composto fenólico produzido naturalmente por algumas plantas, com a finalidade protegerem-se contra os ataques de fungos, bactérias e outros agentes patógenos. Cientistas encontraram resveratrol em uvas escuras, amendoim, algumas frutas vermelhas e pistaches.

Uma das propriedades do resveratrol, mais importantes para a saúde humana, é o potencial antioxidante do composto. Da mesma maneira que repele agentes agressores nas plantas, o resveratrol também serve para combater radicais livres que danificam as células e promovem o envelhecimento precoce.

E como ainda apresenta atuação antiinflamatória, o resveratrol ajuda a prevenir doenças do coração, baixar o colesterol, reduzir inflamações crônicas e diminui o risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Todas essas propriedades atuam em conjunto para proteger o organismo, e assim contribuir para a manutenção de uma vida mais saudável. Numa taça de vinho tinto, encontramos cerca de 5 mg/ml do poderoso antioxidante.

Além disso, o resveratrol possui outras qualidades que podem trazer diversos benefícios às pessoas que consomem vinho de maneira regular e moderada :

  • uma taça diária de vinho pode diminuir em até 11 % o risco de infecção por bactérias que causam úlcera, gastrite e alguns tipos de câncer.Quem garante isso é a Sociedade Européia de Cardiologia.
  • de acordo com universidades americanas e suecas, a partir de 40 anos de idade, o vinho fortalece os ossos, veias e artérias; auxiliando na prevenção de osteoporose e varizes.
  • em estudos feitos na Dinamarca, com 30.000 mulheres, ficou constatado que o vinho diminuiu em cerca de 30 %, o tempo que essas mulheres demoravam para engravidar. Ou seja, o consumo moderado de vinho aumentou a chance de gravides.
  • segundo a Universidade de Boston, beber vinho leva a resultados melhores em testes de habilidade, emoção e mobilidade.
  • o vinho pode ainda reduzir os níveis de açúcar no sangue e auxiliar no controle da pressão arterial.
  • estudos da Universidade do Texas dizem que o vinho ajuda a preservar a memória na terceira idade.
  • a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto (Portugal), confirma que são muito altas a chance do vinho “matar” a bactéria que causa intoxicação alimentar.
  • o vinho aumenta o desejo e a satisfação sexual (segundo o The Journal of Sexual Medicine, com estudo feito com 800 mulheres italianas).
  • foi detectado que o vinho diminui a quantidade da proteína fibrogênica, o que minimiza a formação de coágulos e sangue e, consequentemente, de trombose.

IMG_0568O consumo recomendado é de uma taça de VINHO TINTO por dia, tanto faz a hora. O detalhe importante é que os polifenóis (resveratrol) existem em quantidades muito maiores nos vinhos tintos (10 vezes mais que nos brancos), pois concentram-se na casca. O vinho branco passa muito pouco tempo em contato com as cascas das uvas, o que ocorre de modo inverso no vinho tinto.

Então divirta-se ! Beba vinho tinto com regularidade, mas sempre com moderação ! O vinho aproxima as pessoas, torna momentos legais, mais especiais ainda e, o melhor de tudo : te ajuda a manter uma ótima qualidade de vida e previne doenças ! Seja feliz ! Let’s Wine ?


Um comentário sobre “CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO VINHO TINTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s