TOMANDO (E COMPRANDO) VINHO EM PARIS

IMG_1429

🍷Talvez seja tão complicado estudar vinhos franceses, devido à sua enorme complexidade e diversidade, que fica quase “fácil” falar sobre eles e onde tomá-los em Paris !!

🇫🇷 PARIS RESPIRA ENOGASTRONOMIA  !! Cada rua, cada esquina, cada trecho perdido vira uma viagem pelos vinhos e queijos franceses. A melhor parte de estar em Paris é se perder em Paris. Quando você menos espera, aparece uma praça lindíssima ou uma charmosa loja de vinhos !! Até os supermercados lá são legais de visitar.

Aqui vão algumas dicas, de lugares que fui e acho que vale a pena visitar. Espero que gostem …

1 – VAUDEVILLE : restaurante mega tradicional e mega antigo. Tem um Croque Monsieur simplesmente fantástico. E ainda serve Champagne naquela taça antiga, aberta, inspirada no seio de Maria Antonieta :

“Fascinada pelo vinho de Champagne,

Maria Antonieta teria solicitado que as

taças em que o líquido era servido no

palácio real tivessem a forma de seu seio,

 para que a corte pudesse brindar e beber

em sua honra” 

IMG_1401IMG_1459

2 – LE HIBOU : ótimo restaurante, ótimo ambiente, serviço sensacional e boa carta de vinhos. Vale a visita. Não precisa reservar, mas tente mesa no andar superior. Mais charmoso.

3 – FONTAINE DE MARS : melhor pato que comi em Paris. Também tem ótima carta de vinhos.

IMG_10944 – RUE MONTORGUEIL : é uma rua mesmo, pra lá de simpática. Uma loja atrás da outra !! Vinhos e queijos de tudo quanto é tipo. É sensacional !!! Não deixe de visitar. Cheio de gente (turistas e parienses também), a rua borbulha no ritmo frenético e elegante de um Champagne !!

5 – CABARET CHEZ MA COUSINE : o melhor escargot da viagem, acompanhado de um ótimo Beaujolais Village. É para comer “ajoelhado” !!

IMG_10736 – L’ATELIER DE JOËlL ROBUCHON : restaurante duas estrelas Michelan !! Fechou nossa última noite em Paris, com chave de ouro. Impressiona por vários motivos : comida (peça o menu degustação; 190 euros/pessoa), carta de vinhos sensacional e você come no balcão !! Sensacional mesmo !!

Em relação às lojas para comprar vinho, existe uma a cada 30 cm (quase sem exagero), em Paris. As que mais gostei :

IMG_1458 – LA DERNIÈRE GOUTTE : pequena e super charmosa. Atendimento mais que simpático (falam inglês numa boa). Comprei algumas garrafas lá. Tem degustação em inglês durante a noite.

– LE BON MARCHÉ : linda a parte dos vinhos (é um supermercado enorme), mas não amei os preços. O que impressiona são as ofertas de água, de várias partes do mundo. O divertido é que tem um pequeno restaurante lá dentro, que só serve vinho … ITALIANO !! Isso mesmo, nada de vinho francês no restaurante, mas não se preocupe, na loja tem bastante opção.IMG_0106 

– LEGRAND FILLES ET FILS : fica na Galerie Vivienne. Foi onde fiz 80% das minhas compras de vinho em Paris. Quem me auxiliou lá foi a simpática Carol. Ela é mineira de Belo Horizonte, jornalista e sabe muito de vinho. A loja é de 1800, e tem a parte antiga preservada. Eles entregam no seu hotel, se precisar.

Sou um apaixonado por Paris e  vinhos franceses e espero reviver, em breve, o charme que é, se perder em Paris, para se achar dentro de uma taça 🍷!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s