POR ONDE COMEÇAR ?

rolhas e taçaImagina uma pessoa que quer muito aprender sobre vinhos, perdida, no meio de um monte de livros e, sem saber por onde começar a estudar.

Se você, por acaso, se identifica com essa situação, bem vindo(a) ao clube !!

Bebo vinho há bastante tempo, mas tudo mudou quando viajei a Portugal. Nunca tinha estudado o assunto. Conhecendo algumas vinícolas, conversando com produtores, comecei a entender o valor dessa nobre arte.

Aí começa a parte que julguei complicada. Impossível saber tudo de vinho !! Quem estuda há 20, 30 anos, não sabe tudo, por que eu deveria saber ?

Mas essa ansiedade é difícil de controlar e, quanto mais eu lia, menos eu sabia (essa sensação continua até hoje).

Gostaria de dividir com vocês, algumas coisas que me ajudaram a começar. Talvez possam ajudar vocês também.

A DEGUSTAÇÃO

Monte um roteiro, e repita-o sempre, para submeter o vinho que estiver tomando. Estou fazendo curso de Sommelier profissional na Associação Brasileira de Sommeliers, e isso foi uma das primeiras coisas que eles ensinam. Realmente ajuda demais.IMG_3912

Analise os aspectos visual, olfativo e gustativo do vinho.

Avaliação visual : cor (vinho mais evoluído ou menos evoluído ?), as lágrimas (quanto mais finas e numerosas, maior o teor de álccol), presença de sedimentos, quantidade e persistência das bolhas (ou perlage) no caso dos espumantes.

Avaliação olfativa : quais são os aromas que você sente ?

Aromas podem ser primários (vêm das uvas), secundários (da fermentação) e terciários (surgem com o envelhecimento do vinho); fonte dos quadros abaixo : Revista Adega.

Original: http://revistaadega.uol.com.br/artigo/aprenda-a-identificar-os-aromas-do-vinho_2606.html#ixzz5BXaf1w3T

Avaliação gustativa : na boca, os aromas que você sentiu no nariz, confirmam-se na boca ? apareceram novos “sabores”? Quanto tempo você sente esses aromas, depois que engole o vinho (isso indica a persistência aromática do vinho) ?

IMG_3841Se você salivar muito, isso indica que o vinho tem boa acidez. Se sua boca ficar “amarrada” (igual comer banana verde), isso pode dizer respeito à quantidade de taninos presentes. Esses taninos podem ser agradáveis ou não, variando de rústicos, até finos, ou finíssimos.

Claro que isso leva tempo, mas estudar junto (ou seja, beber vinho) pode ajudar a fixar esses itens na sua mente. Então, passemos ao próximo estágio.

GRUPOS DE ESTUDO

Reúna os amigos ou conhecidos, comece pelas variedades de uvas, isoladamente. Minha sugestão é evitar, inicialmente os blends ou  vinhos de corte (mais de uma variedade de uva, no mesmo vinho).

Escolha, por exemplo, um Pinot Noir do Novo Mundo (vinho varietal; ou seja somente uma variedade de uva), e compare com um vinho do Velho Mundo (Chile contra França, por exemplo). Separe a ficha técnica de cada vinho, mas não caia na tentação de olhar antes, pois isso pode te induzir de alguma forma.

IMG_3564Tome os vinhos, anote cada item separadamente (sem colar do amiguinho, por favor) e, no final, compare suas anotações com as dos outros presentes à mesa. Feito isso, leia em voz alta, as avaliações da ficha técnica de cada vinho, isso você consegue facilmente ma internet. Muita coisa nova pode aparecer, então volte ao vinho, sentindo os aromas novamente, ou revisando qualquer item, quantas vezes forem necessárias !!

Não se preocupe, caso não perceba a maioria dos aromas ou de características específicas dos vinhos, logo no começo. Isso leva tempo e depende do treinamento da sua MEMÓRIA OLFATIVA !! Você só vai identificar cheiros que já conhece, lembre-se disso e não exija muito de você mesmo(a).

Sim, na minha opinião, a parte olfativa da degustação de um vinho, é tão importante quanto tomar o vinho (se não for mais).

BASE TEÓRICA

Agora chegamos na parte que exige mais tempo : estudar !!

Estude sempre com um mapa aberto e separe por países ou por regiões. Será impossível estudar tudo junto, ao mesmo tempo.

Eu achei mais fácil separar por países e, mesmo assim, não se cobre tanto. Alguns países são pequenos e com poucas subdivisões. Mas existe a França, a Espanha, a Itália !! Meu Deus !! Eu precisei ler, o mesmo assunto, várias vezes e, mesmo assim, muita coisa demoro para guardar. Faz parte.

Alguns livros, técnicos demais, podem mais atrapalhar que ajudar. O livro Conheça vinhos; Dirceu Vianna Júnior, Jorge Lucki e José Ivan Santos, editora Senac; é super agradável de ler e pode ser um bom começo para os iniciantes.

IMG_2346Se conseguir estudar a parte teórica, antes da degustação, seguramente vai aproveitar bem mais a parte prática.

CURSOS DE VINHO

Se puder fazer algum curso de vinhos, isso pode ajudar a direcionar seus estudos. Eu faço a ABS-SP (Associação Brasileira de Sommeliers), e gosto bastante do curso. O curso de Sommelier profissional é longo, mas super gostoso de fazer, os professores são ótimos.

O próximo que farei será o WSET (Wine & Spirit Education Trust), que funciona como uma certificação e tem esquema completamente diferente da ABS. No WSET, você recebe o material antes, estuda e depois, fica “confinado” alguns dias para fixar o conteúdo e tirar dúvidas. Quando fizer o WSET, prometo postar algo sobre prós e contras de ambos, WSET e ABS, comparando os dois, ok ?

Resumindo tudo : DIVIRTA-SE !! Beba vinho, junte os amigos, monte grupos de whatsApp para compartilhar textos, artigos, feiras, lojas boas de compra, promoções, etc … Só tome cuidado para procurar fontes confiáveis de informação, isso pode fazer toda a diferença, não é mesmo ?

IMG_5741Estarei sempre à disposição de vocês. Falar de vinho é a grande paixão da minha vida e, se eu não souber responder alguma coisa, vou estudar, perguntar e, volto com a resposta. Vamos aprender juntos, ninguém é melhor que ninguém. Todos sempre terão algo para ensinar.

Evite quem acha que sabe tudo.

Choro da Videira

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s