Sobre

IMG_0172Por que o nome O CHORO DA VIDEIRA ?

Logo após o período de dormência da videira, e antes da brotação, é feita uma poda técnica, digamos assim. Isso ocorre para limitar o número de uvas, e aumentar a concentração de açúcar e nutrientes nas que restaram.

Isso melhora muito a fruta e consequentemente, a qualidade do vinho produzido.

Logo após essa poda, antes da videira cicatrizar esses ramos cortados e começarem a nascer os novos, ocorre um “vazamento” da seiva, que pode chegar a 1 litro por dia. Isso é conhecido como LACRIMA VITIS ou CHORO DA VIDEIRA. Mas nada de ruim acontece com a planta, não se preocupe.

Por outro lado, tem a parte poética que me encanta : gosto de imaginar que a videira chora. Talvez de tristeza pelas uvas que se foram, talvez de alegria pelo vinho que virá.

De qualquer modo, é uma das fases da viticultura, considerada fundamental para a confecção de um vinho elegante, agradável e que possa traduzir todo o caráter do terroir que tanto o influenciou, se é que não definiu sua personalidade.

Vinho sem história, sem romantismo, sem sonho, não é vinho, não é mesmo ?

Muito obrigado por sua visita e que Dionísio (pode ser Baco, se você assim preferir) te acompanhe ! Saúde sempre e ótimos vinhos para você !

E lembre-se sempre do mais importante : vinho bom é aquele que você gosta !